Sejam Bem Vindos!

Acadêmicos: Aline Reis, Denis Cardoso, Fernanda de Castro e Talita Lopes

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vitamina B3 ( NIACINA e NIACINAMIDA)

Influencia a formação de colágeno e a pigmentação da pele provocada pela radiação ultravioleta. No cérebro, a niacina age na formação de substâncias mensageiras, como a adrenalina, influenciando a atividade nervosa.

Deficiência

A doença dos 3 "D", composta por Diarréia, Demência e Dermatite. A língua pode apresentar cor avermelhada, ulcerações e edema. Pode haver salivação excessiva e aumento das glândulas salivares. Podem aparecer dermatites parecidas com queimaduras de pele, diarréia, esteatorréia, náuseas e vômitos. No sistema nervoso, aparecem manifestações como cefaléia, tonturas, insônia, depressão, perda de memória e, nos casos mais severos, alucinações, demência e alterações motoras e alterações neurológicas com períodos de ausência e sensações nervosas alteradas.

Principais fontes

Carnes e cereais. Origina-se do metabolismo do triptofano: 60 MG de triptofano produzem 1 MG de Niacina. As pessoas que se alimentam principalmente à base de milho são propensas a manifestações de carência de Niacina por ser o milho muito pobre em triptofano.


Fonte: www.fisioquality.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário