Sejam Bem Vindos!

Acadêmicos: Aline Reis, Denis Cardoso, Fernanda de Castro e Talita Lopes

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vitamina C (ÁCIDO ASCÓRBICO)

A vitamina C é necessária para a produção de colágeno, a substância do tipo "cimento" intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.

Deficiência

A depravação de vitamina C durante um período suficiente de tempo leva ao escorbuto, o qual se caracteriza pelo enfraquecimento das estruturas de colágeno (tecido de ligação das células), resultando no sangramento capilar alargado. O escorbuto infantil causa
Más formações ósseas. O sangramento das gengivas e a queda dos dentes são normalmente os primeiros sinais da deficiência clínica. As hemorragias sob a pele causam sensibilidade extrema das extremidades e dores durante o movimento. Se deixada sem tratamento pode seguir-se a gangrena e a morte. Hoje em dia, o escorbuto ocorre com relativa raridade. Para evitar o escorbuto, é considerada suficiente a ingestão diária de 10-15 MG de vitamina C, mas para um funcionamento fisiológico ótimo são necessárias quantidades muito superiores.

Principais fontes na natureza

Cítricos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brócolis, couves de Bruxelas, morangos, goiaba, manga. Dependendo da estação, um copo de tamanho médio de sumo de laranja fresco (i.e. 100g) rende cerca de 15 a 35 MG de vitamina C.


Fonte: www.fisioquality.com.br

3 comentários:

  1. bouas informações :D
    ajuda bastante na hr de estudar pro vestibular.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...
    gostei muito do blog.
    é bom que acadêmicos tomem iniciativas como essas...
    está muito informativo, e muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o blog , vo recomendar.

    ResponderExcluir